EU SOU O SAMBA

Projeto Audiovisual Eu Sou O Samba se inspira em Eduardo Coutinho e Humans of New York para contar histórias em São Paulo

 Qual é o samba de sua vida? Esse é o mote principal do projeto audiovisual Eu Sou O Samba, dirigido pela artista e pesquisadora Aidê Resende, que tem como missão captar 365 histórias e publicá-las no site e redes sociais.

O projeto enfatiza a importância da memória coletiva e a identificação cultural que une todos os entrevistados.  As histórias coletadas serão de várias localidades dentro do Estado de São Paulo e serão atualizadas diariamente no site http://www.projetoeusouosamba.com.br com vídeos e fotos. Foi selecionado pelo ProAC N° 46/2014 – “Concurso De Apoio A Projetos De Publicação De Conteúdo Cultural no Estado De São Paulo”. Realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e apoio do Grupo Educacional Impacta Tecnologia.

O mosaico de histórias revela o samba que unia pai e filha (Espelho, João Nogueira e Paulo César Pinheiro), o samba que relembrava a história do primeiro amor (Último Desejo, de Noel Rosa); o samba que simbolizou as descobertas na vida e na política (Foi um Rio que Passou em Minha Vida, de Paulinho da Viola); um apreciador do rock and roll que tem um samba na cabeça em particular; a devoção pelos versos de Adorinan Barbosa, entre outras.

A ideia central da proposta parte da crença de que o samba faz parte da identidade cultural brasileira, está presente no repertório da população e pode ser ativado pela experiência e pela memória que une passado e presente por meio da pergunta em torno do tema “Qual é o samba da sua vida?”.

“Depois de um plano cultural e de tantos esforços políticos realizados a partir do início do século XX para que o samba fosse tido como a identidade cultural brasileira, o projeto acontece com uma oportunidade para conferir se o samba faz parte mesmo do repertório afetivo-musical de quem passa ou vive por aqui independente de classe social, referências e preferências musicais”, fala a pesquisadora.

Aidê espera que o processo seja de um jogo de espelhos e que permita que o leitor identifique-se culturalmente tendo o samba como ponto comum, como também amplie seu repertório musical a partir dos sambas citados em cada relato.

Site: http://www.projetoeusouosamba.com.br

Facebook http://www.facebook.com/projetoeusouosamba

Instagram @projetoeusouosamba

 Ficha Técnica:

Direção: Aidê Resende

Edição de áudio: Davi Roque de Souza

Programação e desenvolvimento do site: Dimas Sant’Anna Resende

Design e identidade visual: Marcia Fumo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s