Maria E As Doze Flores

Unindo literatura, contação de história e aula de escrita criativa, Maria E As Doze Flores é um projeto múltiplo e poético que traz uma trama sobre enfrentar os próprios medos, protagonizada por uma menina que acompanha sua mãe no local de trabalho: o Hospital Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. O livro foi escrito por Amara Hartmann, que atua na contação dirigida por Gustavo Belschansky. Tanto a contação e quanto a aula de escrita criativa estão disponíveis online no Canal de Youtube da Romã Atômica.

Maria E As Doze Flores traz a história de uma menina que ia com sua mãe, Dora, todos os dias para o Hospital Psiquiátrico do Juquery – onde a mãe trabalhava e a menina ficava na creche. A garota sente muito medo de passar pelo pavilhão, onde as pacientes ficavam. Mas, graças à ajuda das florezinhas, ela poderá enfrentar seu medo.

Amara conta que é possível falar sobre qualquer assunto com crianças, é preciso ter atenção na abordagem. A escritora contou quais foram os gatilhos até chegar no resultado do livro.

“Minha avó trabalhou por 34 anos no Juquery, porém nunca soube o que realmente era lá, não houve nenhuma explicação, existia um tabu. Soube que era um hospício somente na idade adulta por meio de pesquisas, e realmente entendi como esse tipo de instituição operava no Brasil. Minha mãe mencionou que tinha esse medo dos pacientes na infância, pois ficava na creche do local para minha avó trabalhar. Sou de Franco da Rocha e quis trazer um olhar artístico para essa história e para as crianças da cidade, trabalhar o medo e o preconceito com o desconhecido que existia com aquelas pessoas, que simplesmente era largadas nesses locais”.

Na aula de escrita criativa, Amara ensina sua técnica para escrever uma história: ao invés de começo-meio-fim, ela revela que o dia a dia pode se transformar em um material artístico e ampliar a imaginação das crianças. No primeiro momento, o livro teve tiragem exclusiva para a Prefeitura de Franco da Rocha e existem planos para vendas em breve.

FICHA TÉCNICA | Maria e as Doze Flores

Ficha Técnica do livro

Texto: Amara Hartmann. Ilustrações: Maria Carvalho. Preparação e revisão de texto: Vivianne Ono. Revisão de Provas: Fábia Alvim. Diagramação: Matheus de Sá.

Ficha Técnica do projeto

Roteiro, Direção, Captação e Edição: Gustavo Belschansky. Elenco: Amara Hartmann. Direção de arte: Amara Hartmann. Direção musical: Dan Marcon. Ilustrações: Maria Carvalho. Produção: Romã Atômica. Diretora de produção: Amara Hartmann. Assistente de Produção: Paloma Rodrigues. Assessoria de imprensa local: Sávio Torres. Tradução em Libras: Luciano Germano

SERVIÇO | Maria e as Doze Flores 

Contação e aula criativa disponíveis no Youtube.

Renato Fernandes – 

Assessor de Imprensa/ Social Media

Fone (11) 97286-6703

renato.fernandesgon@gmail.com

https://renatoassessoria.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s