Comédia traz outra visão sobre história
de Romeu e Julieta para público jovem
Com música ao vivo e uma nova roupagem para uma das histórias mais conhecidas de William Shakespeare (1564-1616), a comédia Nem Romeu, Nem Julieta dialoga e reflete com o público jovem ao focar na trama sob o ponto de vista de Rosalina, prima de Julieta Capuleto e o primeiro amor de Romeu Montéquio. A estreia é sábado, 1 de julho às 15h no Inbox Cultural, as sessões são sempre sábados e domingos, às 15h, até 23 de julho.
A direção é de Gabriela Lemos e dramaturgia de Julia Fovitzky. O elenco conta com Alexandre Menezes (Mercucio), Ana Carolina Raymundo (Julieta), Guilherme Barroso Rodrigues (Romeu), Louise Helène (Rosalina) e Yorran Furtado (Conde Páris).
No espetáculo, a personagem Rosalina é apresentada como uma moça que não se interessa por envolvimento romântico. A jovem busca encontrar seu lugar em uma sociedade de padrões estreitos. A peça traça a mesma linha do cânone de Romeu e Julieta, entretanto, procura revelar gatilhos inusitados para acontecimentos familiares.
“A personagem Rosalina é pincelada pelo dramaturgo na história original, procuramos trazer uma nova perspectiva sobre essa trama já conhecida. A montagem lida com questões inerentes ao mundo dos jovens como o amadurecimento, a percepção como parte ativa no mundo, o tédio, a falta de motivação, depressão, o empoderamento da mulher”, conta Gabriela Lemos.
O cinema teve papel importante durante o processo de criação. O filme Romeu + Julieta – (Direção de Baz Luhrmann, protagonizado por Leonardo DiCaprio e Claire Danes, de 2006) e Submarino (Direção de Richard Ayoade, 2010) contribuíram como impulsionadores para a concepção.
A direção de arte procurou uma multiplicidade na palheta de cores para acrescentar um tom lúdico e colorido nos recursos cênicos. O figurino mescla moda dos anos 70 e 80 com a contemporaneidade, fato que deixa a cidade de Verona, onde se passa a história, situada em um lugar anacrônico no tempo e espaço. O elenco fica em cena durante toda a encenação e também é responsável pela execução de música ao vivo com violão e instrumentos de percussão como o cajon. São reproduzidos trechos de músicas de artistas como Liniker.
“A dramaturgia tem uma comédia afiada com a ironia e o tempo. O universo rápido das redes sociais serviu como influência para deixar o humor certeiro e fresco na pegada do texto. É a linguagem utilizada atualmente na internet, presente no dia a dia, fator que vai criar uma identificação e reconhecimento do público. Todos os seus questionamentos serão colocados em cena”, concluí a diretora.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Gabriela Lemos. Dramaturgia e Assistente de Direção: Julia Fovitzky. Elenco: Alexandre Menezes, Ana Carolina Raymundo, Guilherme Barroso Rodrigues, Louise Helène e Yorran Furtado. Produção: Gabriela Lemos e Yorran Furtado. Assistente de Produção: Isadora Mazon. Direção de Arte: Emerson Menezes. Facebook: https://www.facebook.com/nemRomeunemJulieta17/
Instagram: @nemromeunemjulieta Twitter: @nromeunjulieta
SERVIÇO:
Nem Romeu, Nem Julieta.
Inbox Cultural – Rua Teodoro Sampaio 2355 – ao lado do Metrô Faria Lima.
Estreia dia 1 de julho. Temporada: Sábados e domingos, às 15h, até 23 de julho. Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos. Capacidade: 50 lugares. Preço: R$40 (inteira) e R$ 20 (Meia). Telefone: (11) 98896-2046. E-mail para reserva de ingressos: contato.nemromeunemjulieta@gmail.com
–
Renato Fernandes –
Assessor de Imprensa
Fone (11) 97286-6703