NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL

Parceria com Adriana Balsanelli

8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

traz Tim Crouch, Pedro Brício, Leandro Karnal, Imara Reis, Marcelo Lazzaratto, Marici Salomão e outros convidados para programação inspirada em Shakespeare 

Em sua 8ª edição, o Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council acontece de 17 de outubro a 1º de novembro, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo. Vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Inovação, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council tem coordenação da jornalista e dramaturgaMarici Salomão e assistência do diretor e dramaturgo César Baptista. 

O tema desta edição é Dramaturgia e Relações de Poder, uma referência para reflexão sobre os novos modos de produção teatral e aos 400 anos de morte William Shakespeare. A programação envolve performance, bate-papo, oficina, mesa-redonda, além de leitura de texto em processo do Núcleo de Dramaturgia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. 

O dramaturgo, diretor e ator britânico, Tim Crouch abre a programação no dia 17 de outubro, às 20h. Ao lado do também dramaturgo, diretor e ator Pedro Brício, falam sobre o tema Meu Reino por Shakespeare! Tim Crouch é conhecido no Brasil pelos espetáculos Eu, Malvolio (2014), inspirado na peça Noite dos Reis, de William Shakespeare, e Inglaterra (2013). Pedro Brício integrou o elenco da montagem brasileira de Inglaterra. 

Na noite seguinte, dia 18 de outubro, às 20h, Tim Crouch apresenta a performance Eu, Malvolio em que coloca como protagonista o mordomo humilhado da obra Noite dos Reis, comédia de William Shakespeare. O personagem secundário da obra do bardo, Malvolio, ganha destaque ao revisitar sua vida cheia de assédio moral e enganos. A peça é interpretada em inglês com legendas em português. 

O britânico ainda ministra a masterclass A Tirania da Grandeza, dia 19 de outubro, das 14h30 às 16h. Crouch propõe olhar o mundo sob a perspectiva dos personagens secundários, das pessoas sem poder, das vozes não ouvidas. Usando Júlio César e a própria obra Shakespeariana como uma referência, Tim vai explorar diversas abordagens para libertar Shakespeare de sua reputação como uma grande figura literária e resgatar sua força como um poeta vivo nos dias de hoje. O curso combina exercícios práticos de escrita com exemplos e técnicas a serem aplicadas.

O professor de história Leandro Karnal dá palestra sobre o tema Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós, no dia 24 de outubro, às 20h, com transmissão ao vivo on-line. 

De 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h, a dramaturga e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, Marici Salomão ministra a oficina Mulheres de Shakespeare. A partir de um estudo de personagens shakespearianas femininas – das cativas às emancipadas como, por um lado, Ofélia e, por outro, Julieta –, a oficina convida à reflexão e à escrita, possibilitando a criação de pontes entre as mulheres de Shakespeare na época renascentista e a mulher de hoje, no teatro. Serão feitos exercícios e desenvolvidas cenas e/ou micropeças narrando personagens femininas contemporâneas. 

Pela primeira vez, abrindo o processo de desenvolvimento de texto para o público, no dia 31 de outubro, às 20h, a 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, apresentará um work in progress com leitura de cenas comentadas da peça Ofélia Emparedada, de Erica Montanheiro com direção de César Baptista. 

Encerrando a programação no dia 1º de novembro, às 20h, a atriz Imara Reis e o diretor Marcelo Lazzaratto participam de uma mesa-redonda sobre Dramaturgia e Relações de Poder com mediação de César Baptista. 

As reservas para os bate-papos e mesa-redonda, e performance com Tim Crouch serão feitas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro. As inscrições para a masterclass de Tim Crouch e o workshop com Marici Salomão acontecem de 19 setembro a 2 de outubro somente pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.

Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council foi lançado em 2007, a partir de uma parceria estabelecida entre as instituições com o objetivo de descobrir novos dramaturgos e desenvolver suas habilidades na escrita. 

O projeto estimula a invenção e descoberta de novos paradigmas para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial. 

Inspirados nessa prática pedagógica, foram criados o Núcleo de Dramaturgia SESI-Teatro Guaíra, no Paraná, em 2009, e o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, no Rio de Janeiro, em 2014, comprovando a capacidade de replicação de boas práticas em outros centros importantes de produção teatral.

Serviço:

8ª Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso

Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP

Meu Reino por Shakespeare!

Segunda-feira, dia 17 de outubro, às 20h – Espaço: Teatro do SESI-SP.

Encontro de abertura com o dramaturgo britânico Tim Crouch e o brasileiro Pedro Brício.

Eu, Malvolio

Terça-feira, dia 18 de outubro, às 20h – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

Monólogo com o britânico Tim Crouch.

A Tirania da Grandeza

Quarta-feira, dia 19 de outubro, às 14h30 – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

Masterclass com o britânico Tim Crouch.

Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós

Segunda-feira, dia 24 de outubro, às 20h – Espaço: Teatro do SESI-SP.

Palestra com Leandro Karnal.

*Evento com transmissão ao vivo pelo site www.sesisp.org.br/trasmissao-online

Mulheres de Shakespeare

De 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h – Espaço: Sala de Ensaio.

Oficina com Marici Salomão.

Ofélia Emparedada

Segunda-feira, dia 31 de outubro, às 20h – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

Work in progress com texto de Erica Montanheiro e direção de César Baptista e no elenco atores convidados da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. 

Dramaturgia e Relações de Poder

Terça-feira, dia 1º de novembro, às 20h – Espaço: Mezanino do SESI-SP.

Mesa-redonda com a atriz Imara Reis e o diretor Marcelo Lazzaratto. Mediação de César Baptista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s