DE UM DIA DE PIERROT AO CURTO-CUITO

Espetáculo De Um Dia de Pierrot ao Curto-Circuito relembra vida e obra de Timochenco Wehbi

Focando em uma encenação lúdica e poética, o Grupo Emtupih Co’aga relembra os 30 anos de morte do dramaturgo Timochenco Wehbi (1943 – 1986) com a encenação da peça De Um Dia de Pierrot ao Curto-Circuito. A montagem tem direção de Antonio Netto e estreia acontece na quarta-feira, 4 de maio, às 21h, no Viga Espaço Cênico.

A temporada tem sessões quartas e quintas, às 21h, até 23 de junho. Um dos destaques do elenco é a atriz Iná de Carvalho que está prestes a completar 50 anos de carreira e tem uma longa jornada nos palcos, além de trabalhos na TV como em seu papel recente em Malhação.

O texto une o lado poético de A Vida de Pierrot e o delírio de Curto-Circuito. Expõe as angustias e conflitos do autor em sua juventude na relação com família e amigos, refletidos diretamente com contextos sociais e morais, além da repressão na década de 60.

Na peça, o protagonista – conhecido como Kim – relembra os tempos que junto a seus amigos Val, Beto e Guto, eram presença certa em carnavais e cabarés do interior na época. Divina, professora reacionária, utiliza de sua posição para podar as ideias liberais do personagem e reprimir seus alunos a qualquer manifestação revolucionaria emergente. O emaranhado de histórias também mostra a oposição da mãe em relação à natureza artística do filho e a paixão por Celinha, sua amiga de infância.

“Timochenco Wehbi é um dramaturgo extremamente significativo, contendente, transgrediu a época em que vivia. Estava inserido na era da contracultura, um momento de ebulição na sociedade. Questões que não passaram em branco e ficaram refletidas em sua obra”, conta o diretor.

Assim como o dramaturgo, Antonio Netto também nasceu em Presidente Prudente e sua atuação no espetáculo Palhaços, do próprio Timochenco Wehbi, foi um fator determinante para sua chegada em São Paulo. Agora o diretor encontra mais uma vez nos palcos uma de suas maiores influências.

A encenação se inspira no cinema ao evidenciar cenas no plano e contra plano, uma colagem de películas. Um andaime traz diversos significados para a mise em scène, como a cidade que se passa a peça (Presidente Prudente), a simbologia da sociedade retraída, que vive das aparências. O plano das cenas se desdobram pelo passado, presente, imaginação e delírio.

O elenco é formado pelos atores do grupo Caio Francisco, Pamela Neres, Pedro Gabriel e Rubem Alves e atores convidados como Felipe Ramos, Iná de Carvalho, Sérgio Carrera, Samira Aguiar, Cristian Mazzetti e André Caraballo.

Grupo Emtupih Co’aga é mais um coletivo formado na Cia das Artes, que realiza uma parceria com o projeto Oficina de Atores que objetiva a formação, por meio da pesquisa de linguagem do gesto mínimo, a montagem de textos da dramaturgia brasileira e internacional. A criação do grupo é resultado do contato e da produção contínua nos últimos anos. Um suporte que privilegia a discussão de todos os fatores que envolvem o fazer teatral.

Ficha Técnica

Texto: Timochenco Wehbi. Direção: Antonio Netto. Assistência de direção: Regis Martins e Rubem Alves. Preparação de ator: Jair Aguiar. Operação de som: Regis Martins e Weverton Caria. Operação de luz: Agnaldo Nicoleti. Iluminação: Will Damas. Cenografia/Figurino: Marcio Tadeu. Design Gráfico: Rodolfo Lacerda. Foto: Caique Barboza. Assessoria de imprensa: Renato Fernandes. Atores Convidados: Felipe Ramos, Iná de Carvalho, Sérgio Carrera, Samira Aguiar, Cristian Mazzetti, André Caraballo, Rubem Alves. Elenco: Caio Francisco, Pamela Neres e Pedro Gabriel. Produção: Grupo Emtupih Co’ agá. Realização: Cia das Artes.

Serviço

Teatro: Viga Espaço Cênico (Sala Viga) – Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros, São Paulo. SP 05409-003. Temporada: Quartas e quintas, às 21h, de 4 de maio a 23 de junho. Ingresso: R$50 (inteira) R$25 (meia). Classificação indicativa: 16 anos.
Capacidade: 73 lugares. NÃO HAVERÁ ESPETÁCULO NO DIA 22 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s